compras publicas

COMPRAS 2020 (UFG)

Estratégias de compras no âmbito da UFG no ano de 2020

Tendo em vista que a Universidade está vinculada a atender à Instrução Normativa (IN) nº 01/2019, que "Dispõe sobre Plano Anual de Contratações de bens, serviços, obras e soluções de tecnologia da informação e comunicações no âmbito da Administração Pública federal direta, autárquica e fundacional e sobre o Sistema de Planejamento e Gerenciamento de Contratações.", o Departamento de Material e Patrimônio (DMP), em parceria com a Pró-Reitoria de Administração e Finanças apresentou, em reunião realizada no dia 20/02/2020, as novas estratégias de compras a serem utilizadas no âmbito da Universidade.

A apresentação utilizada na reunião pode ser acessada AQUI.

Esclarecemos que as compras deste ano serão divididas em 06 (seis) grandes grupos, de sorte que cada grupo será tratado de uma forma diferente, tanto pelas unidades/órgãos quanto pelo DMP, conforme explicado na apresentação e resumidamente abaixo:

GRUPO DE COMPRAS

ESTRATÉGIA RESUMIDA

1) Serviço

Unidades/órgãos são responsáveis por suas requisições e cotações de preços.

2) Itens de TIC (Solução de TIC)

CERCOMP sugere códigos do SIPAC a serem utilizados e divide os items em 2 grupos (itens comuns e itens específicos):

- Itens comuns: CERCOMP faz requisições no SIPAC para novo SRP e também as cotações de preços. Unidades/órgãos aguardam as atas estarem disponíveis para solicitar.

- Itens específicos: unidades/órgãos fazem as requisições de material no SIPAC (com base nos códigos sugeridos pelo CERCOMP) e também as cotações de preços.

3) Itens de capital comuns

Pregões SRP já em andamento. As unidades/órgãos devem aguardar as atas estarem disponíveis para solicitar.

- Nesse grupo estão os ares condicionados e móveis comuns (escritório, salas de aula)

4) Itens de capital específicos

Unidades/órgãos fazem as requisições de material no SIPAC e também as cotações de preços.

5) Itens de consumo específicos

Unidades/órgãos fazem as requisições de material ou requisições de novo SRP no SIPAC e também as cotações de preços.

- Neste grupo estão os itens de algumas unidades que já fazem seus próprios SRP (CEPAE, LABROROCHA, ODONTOLOGIA, PRAE, SEINFRA, CEGRAF)

6) Itens de consumo comuns

- DMP envia às unidades/órgãos planilhas do PAC 2020.

- As unidades/órgãos listam nas planilhas os códigos do SIPAC a serem utilizados para cada item (se necessário, solicitam novos cadastros).

- DMP define comissões com base nos grupos de itens.

- As comissões fazem as requisições para novo SRP no SIPAC.

- As comissões fazem as cotações de preços.

- As unidades/órgãos devem aguardar as atas estarem disponíveis para solicitar.

Informamos que foram encaminhadas por e-mail as planilhas com os itens do PAC 2020 cadastradas pelos órgãos e unidades, contendo somente os ITENS DE CONSUMO, para que cada órgão/unidade liste os códigos do SIPAC a serem utilizados em cada item. O prazo para essa ação é 13/03/2020, conforme apresentado na reunião e na apresentação. Portanto, contamos com os diretores e agentes de compras para realizarem esta classificação dentro do prazo previsto, de forma a possibilitar maior sucesso nas ações seguintes e, consequentemente, nas compras em si.

A equipe do DMP fica a disposição para esclarecimentos:

Webber Tavares de Carvalho

Direção – DMP

diretoria.dmp@ufg.br

*Catálogo de Material (consulta e novos cadastros) / Como cadastrar requisições no SIPAC:

Simone Mendes – 3521-1371

simonemendes@ufg.br